Rua Sergipe, 475 cj. 204 - Higienópolis - São Paulo - SP

Exemplos de Trincas nos Condomínios

Exemplos de Trincas nos Condomínios

Exemplos de Trincas nos Condomínios

  • Perícia de Engenharia

Entre duas paredes:

Em muitos condomínios existe a ocorrência de trincas nos cantos, entre duas paredes. Muitas vezes esse problema ocorre por falta de amarração entre elas aliada a uma movimentação qualquer que tenha ocorrido. Uma se afasta da outra e surge a trinca.

Trata-se de um defeito de construção que nem sempre provoca o aparecimento da trinca. Mas, se ela aparecer, a solução consiste na abertura das paredes e introdução de elementos metálicos para formar uma ligação entre elas. É a tal AMARRAÇÃO.

Entre um pilar e uma parede:

Também é comum a ocorrência de trincas entre uma parede e um pilar. Geralmente os pilares são construídos em concreto armado (podem ser metálicos também) mas de qualquer forma são de material diferente do material das paredes.

Um construtor zeloso trata de conectar o pilar à parede deixando pontas de ferro para fora do pilar e que servirão de elementos de conexão entre os dois elementos.

Lembrando das aulas de física do Colegial, elementos diferentes possuem coeficientes de dilatação também diferentes.

No exemplo apontado acima, o pilar de concreto e a parede de alvenaria vão dilatar de maneira diferente e, se eles não estiverem conectados um ao outro, surgirá uma trinca entre eles.

A solução, no caso, seria introduzir os elementos de amarração. Entretanto, é muito comum que se conviva com a trinca uma vez que ela não oferece risco estrutural. Faltaria, então, vedar a abertura e para isso pode se usar uma guarnição, uma cantoneira ou qualquer outro elemento que transmita conforto visual.

Quando não é possível ligar os elementos para prevenir as trincas:

O grande problema dessa ligação entre elementos diferentes é que, muitas vezes essa junção de elementos não é favorável para o projeto do condomínio.

Um exemplo típico desse problema está nos forros de gesso. O gesso e o material da parede são materiais diferentes, que se movimentos (dilatam e retraem) de maneira diferente. Para resolver esse problema corretamente, deve-se deixar um espaço entre o forro de gesso e a parede, para que os materiais se movimentem sem a ocorrência de trincas.

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Acabamento em gesso para evitar trincas
Acabamento em gesso para evitar trincas
Acabamento em gesso para evitar trincas
Acabamento em gesso para evitar trincas

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar

DICAS RELACIONADAS
Sobrecarga em terraços de apartamentos

A imagem acima ilustra como as pessoas podem desconhecer os efeitos da sobrecarga nas lajes dos terraços de apartamentos nos condomínios. Dando continuidade ao nosso artigo sobre Sobrecarga nas Lajes dos Condomínios, o Engenheiro Ansel Lancman fala [...]

Leia mais
Sobrecarga nas lajes dos condomínios

Em nosso assunto de hoje o Engenheiro Ansel Lancman vai falar sobre os riscos da sobrecarga nas lajes dos condomínios. Síndicos e Administradores de Condomínios devem ter especial atenção para elementos que possam ser adicionados a uma laje e que po [...]

Leia mais