Rua Sergipe, 475 cj. 204 - Higienópolis - São Paulo - SP

Infiltrações em Juntas de Dilatação - Cond. Chibarás

Infiltrações em Juntas de Dilatação - Cond. Chibarás

Infiltrações em Juntas de Dilatação - Cond. Chibarás

  • Perícia de Engenharia

O Engenheiro Ansel Lancman, sócio e responsável técnico da Lank Avaliações e Perícias em Engenharia, foi contratado pelo Condomínio Edifício Chibarás, localizado no bairro de Moema, em São Paulo, para realizar uma avaliação das infiltrações nas juntas de dilatação do prédio.

O que é uma Junta de Dilatação?

A junta de dilatação é uma abertura projetada na estrutura com o objetivo de separar diferentes elementos, como concreto, gesso, placas cerâmicas, entre outros. Ela é essencial para permitir que o material se deforme de maneira controlada devido às variações de temperatura e movimentações mecânicas. Quando a temperatura cai, o material tende a se contrair; quando sobe, ele se expande. A correta execução de uma junta de dilatação evita fissuras, trincas e rachaduras, prolongando a vida útil das estruturas e garantindo a segurança do edifício.

Tipos de Juntas de Dilatação

Junta Serrada:

Esse tipo de junta é executado após a concretagem da estrutura. É geralmente previsto em concretagens contínuas e extensas, como em grandes pisos. Após a cura do concreto, são realizados cortes superficiais nas posições indicadas no projeto.

Junta de Encontro:

Projetada para isolar a concretagem nova de uma construção já existente, garantindo a integridade estrutural.

Junta de Construção (ou de Concretagem):

Utilizada para separar diferentes etapas de concretagem em uma construção, especialmente quando não é possível concretar toda a estrutura de uma só vez.

Junta de Expansão:

Implementada para acomodar a variação volumétrica dos materiais. Essas juntas são preenchidas com materiais flexíveis e seladas com adesivos elásticos, garantindo a absorção das deformações e a vedação adequada.

Patologias nas Juntas de Dilatação

Problemas em juntas de dilatação podem surgir devido a falhas nas fases de projeto, execução ou manutenção, ou uma combinação desses fatores. Complicações comuns incluem dimensionamento inadequado das juntas, execução inadequada da estrutura, aplicação incorreta de selantes, e a escolha de materiais de baixa qualidade. Esses fatores podem causar trincas, fissuras, rachaduras e infiltrações, comprometendo a integridade da estrutura e resultando em retrabalhos e custos adicionais. Lembre-se: o barato pode sair caro!

VOCÊ TEM UM PROBLEMA PARECIDO?

Entre em contato e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Identificação e Solução de Trincas, Fissuras e Rachaduras em Condomínios

Nos condomínios Aimbere House Perdizes, no bairro de Perdizes, e no Maison Pacaembu, em Higienópolis, ambos em São Paulo, ocorreram trincas estranhas e os condôminos e moradores estão muito preocupados. O Engenheiro Ansel Lancman, sócio e responsáv [...]

Leia mais
Acompanhamento das obras no Condomínio Citta Di Venezia

O Engenheiro Ansel Lancman, sócio e responsável técnico pela Lank Avaliações e Perícias em Engenharia, realizou mais uma visita ao Condomínio Citta Di Venezia, localizado no tradicional bairro de Perdizes, em São Paulo. Acompanhando de perto o andame [...]

Leia mais